Um grave caso de racismo marcou a rodada de ida das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-12. Durante a partida entre Manthiqueira e Corinthians, realizada em Guaratinguetá, o árbitro Guilherme Drbochlaw ativou o protocolo antirracismo após o atleta nº 80 da Manthiqueira, Filipe Matos Menezes, relatar ofensas vindas do setor da torcida visitante (identificada como Corinthians).
Segundo a súmula oficial, aos 50 minutos do segundo tempo, o jovem atleta sentou-se no campo de jogo e informou à equipe de arbitragem, "aos prantos", que os torcedores proferiram as seguintes ofensas: “preto, filho da p***, sem família, vai tomar no c**!”.
A equipe de arbitragem acolheu prontamente o jogador, acionou o diretor do jogo e o policiamento. Devido ao seu abalo emocional, o garoto de 12 anos não seguiu em campo para a disputa do último lance da partida, que foi reiniciada após a ativação do protocolo.
O documento arbitral também registra que, em uma parada técnica anterior, um funcionário do Corinthians já havia se dirigido ao setor visitante para orientar a torcida devido a mau comportamento.
O caso foi registrado formalmente na súmula e encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) para que sejam tomadas as providências legais e desportivas cabíveis.
Apesar do triste incidente, o Corinthians goleou o Manthiqueira por 5 a 1 e abriu grande vantagem para o jogo de volta das quartas de final, assim como Palmeiras, Mirassol e Red Bull Bragantino, que também venceram seus confrontos.
SÚMULA completa DISPONÍVEL! Clique AQUI e confira tudo
Ver essa foto no Instagram
Tags: Racismo no Futebol, Paulista Sub-12, Manthiqueira, Corinthians, Protocolo Antirracismo, FPF, TJD-SP, Filipe Matos Menezes, Racismo Categorias de Base, Futebol Paulista, Futebol Contra o Racismo, Notícias do Corinthians, Notícias do Manthiqueira