11°C 23°C
Marília, SP
Publicidade

Árbitro paralisa jogo do Paulista Sub-12 e ativa protocolo antirracismo após ofensa a atleta

Caso ocorreu em Manthiqueira x Corinthians, em Guaratinguetá, após jogador mandante, de 12 anos, relatar à arbitragem que foi chamado de “preto, filho da p*” pela torcida visitante. O caso foi registrado em súmula e encaminhado ao TJD-SP.

20/10/2025 às 10h24 Atualizada em 20/10/2025 às 10h54
Por: Redação Fonte: Edmais Esporte
Compartilhe:
Foto: Reprodução – Árbitro aciona protocolo antirracismo em Manthiqueira x Corinthians pela Paulista Sub-12, ida das quartas
Foto: Reprodução – Árbitro aciona protocolo antirracismo em Manthiqueira x Corinthians pela Paulista Sub-12, ida das quartas

Um grave caso de racismo marcou a rodada de ida das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-12. Durante a partida entre Manthiqueira e Corinthians, realizada em Guaratinguetá, o árbitro Guilherme Drbochlaw ativou o protocolo antirracismo após o atleta nº 80 da Manthiqueira, Filipe Matos Menezes, relatar ofensas vindas do setor da torcida visitante (identificada como Corinthians).

Segundo a súmula oficial, aos 50 minutos do segundo tempo, o jovem atleta sentou-se no campo de jogo e informou à equipe de arbitragem, "aos prantos", que os torcedores proferiram as seguintes ofensas: “preto, filho da p***, sem família, vai tomar no c**!”.

A equipe de arbitragem acolheu prontamente o jogador, acionou o diretor do jogo e o policiamento. Devido ao seu abalo emocional, o garoto de 12 anos não seguiu em campo para a disputa do último lance da partida, que foi reiniciada após a ativação do protocolo.

O documento arbitral também registra que, em uma parada técnica anterior, um funcionário do Corinthians já havia se dirigido ao setor visitante para orientar a torcida devido a mau comportamento.

O caso foi registrado formalmente na súmula e encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP) para que sejam tomadas as providências legais e desportivas cabíveis.

Apesar do triste incidente, o Corinthians goleou o Manthiqueira por 5 a 1 e abriu grande vantagem para o jogo de volta das quartas de final, assim como Palmeiras, Mirassol e Red Bull Bragantino, que também venceram seus confrontos.

SÚMULA completa DISPONÍVEL! Clique AQUI e confira tudo

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por AD MANTHIQUEIRA (@ad.manthiqueira)

 

Tags: Racismo no Futebol, Paulista Sub-12, Manthiqueira, Corinthians, Protocolo Antirracismo, FPF, TJD-SP, Filipe Matos Menezes, Racismo Categorias de Base, Futebol Paulista, Futebol Contra o Racismo, Notícias do Corinthians, Notícias do Manthiqueira

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários