O Marília Atlético Clube (MAC) participou, na tarde desta quinta-feira, 16 de Outubro, do 7º Conselho Técnico consecutivo da Série A3 do Paulistão, realizado na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), o Edifício Pelé. O clube foi representado pelo presidente Alysson Alex, que assumiu a gestão do clube após o acesso à A3 conquistado em 2019 sob a gestão de Eduardo Nascimento, mas que ainda não conseguiu levar o time à Série A2.
O Paulistão A3 de 2026 terá a mesma fórmula de disputa dos últimos anos. A competição, que terá todas as partidas transmitidas no canal do Paulistão no YouTube, contará com 16 equipes. Na primeira fase, todos os times se enfrentam em turno único, classificando os oito melhores para o mata-mata.
As fases de quartas de final, semifinal e final serão disputadas em jogos de ida e volta. As equipes de melhores campanhas terão a vantagem de decidir o segundo jogo em seus domínios. Em caso de empate no placar agregado, as decisões serão definidas nos pênaltis. O critério de desempate nas fases eliminatórias havia sido um ponto de debate antes do Conselho Técnico.
O Paulistão A3 de 2026 tem início marcado para 25 de janeiro e a grande decisão está prevista para 26 de abril. Campeão e vice garantem o acesso à Série A2 em 2027, enquanto as duas últimas equipes serão rebaixadas para o Paulistão A4.
As equipes poderão inscrever 26 atletas na Lista A, sendo ilimitada a inscrição de jogadores na Lista B.
Participantes da Série A3 e Confirmação de Clube
A Série A3 de 2026 contará com 16 equipes, incluindo os rebaixados da A2 (Portuguesa Santista e Rio Claro) e os promovidos da A4 (União Barbarense e Paulista de Jundiaí).
Os clubes participantes serão: Bandeirante, Catanduva, Desportivo Brasil, EC São Bernardo, Francana, Itapirense, Portuguesa Santista, Marília, Paulista, Rio Branco, Rio Claro, Rio Preto, União Barbarense, União São João, União Suzano e XV de Jaú.
Às vésperas do Conselho, circulou nas redes sociais uma notícia falsa sobre a suposta desistência do Desportivo Brasil. A informação foi prontamente negada pela diretoria do clube de Porto Feliz, que marcou presença na reunião arbitral e a continuidade de seu projeto no futebol profissional em 2026.
A Saga do MAC na A3 e Reforços para 2026
O Marília Atlético Clube (MAC) enfrenta uma verdadeira saga na Série A3 desde 2020. Na história do Marília Atlético Clube, fundado em 1942, o time ainda nunca disputou sete temporadas consecutivas em uma terceira divisão. Em 2026, o MAC alcançará mais uma marca inédita em sua trajetória.
Confira a trajetória do clube nos últimos anos:
Para tentar, finalmente, deixar o calvário da Série A3, o MAC manteve o técnico Ricardo Costa, semifinalista na última temporada e responsável pela melhor campanha da gestão atual. O clube investiu pesado em anos anteriores, inclusive com a diretoria no poder executivo da cidade, mas não conseguiu o acesso.
O elenco do MAC anunciado até o momento conta com 14 nomes:
Confira a classificação: na Série A3 de 2025, o Marília encerrou a primeira fase na 2ª colocação
Tags: Marília Atlético Clube, MAC, Série A3, Paulistão A3 2026, Federação Paulista de Futebol, FPF, Alysson Alex, Ricardo Costa, acesso A2, futebol paulista, Desportivo Brasil, Votuporanguense, Catanduva, XV de Jaú, União Barbarense, Paulista Jundiaí.