Em um clássico marcado por um lance muito polêmico e com um empurrão inesperado de um rival baiano, o Palmeiras venceu o São Paulo por 3 a 2 em uma virada espetacular, neste domingo (5), no MorumBis, em Choque-Rei válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado no MorumBis, combinado com a derrota do Flamengo para o Bahia por 1 a 0 em Salvador, fez o Verdão assumir a liderança isolada da competição. O time de Abel Ferreira alcançou os 55 pontos, mesma pontuação do Rubro-Negro, mas leva vantagem no número de vitórias. A equipe alviverde ainda tem a vantagem de ter um jogo a menos que o rival carioca.
O Tricolor foi absolutamente dominante na etapa inicial e abriu vantagem de 2 a 0, graças a gols de Luciano e Tapia. A partida, no entanto, foi ofuscada por um lance muito polêmico logo no começo do segundo tempo, com o placar ainda em 2 a 0 para o São Paulo, no que os são-paulinos consideram o ponto de virada do confronto. Em jogada na área palestrina, o volante Allan escorregou e acertou as duas pernas de Tapia. Os jogadores da equipe mandante pediram pênalti, mas o árbitro Ramon Abatti Abel e o VAR consideraram o lance como "choque normal" devido ao escorregão do palmeirense, sem assinalar penalidade.
A decisão foi duramente criticada por analistas de arbitragem. O Tricolor, que ficou visivelmente cansado após o lance, foi castigado. O Palmeiras se recuperou no placar em um intervalo de quatro minutos. Vitor Roque diminuiu, de cabeça, aos 25 minutos, e Flaco López acertou um belo chute para empatar em 2 a 2 aos 29. A virada épica veio aos 44 minutos, quando o paraguaio Sosa, que saiu do banco, cabeceou e decretou o 3 a 2.
Enquanto o Palmeiras comemorava a virada, o noticiário confirmava a vitória do Bahia por 1 a 0 sobre o Flamengo na Arena Fonte Nova, em um jogo onde o time carioca teve dois jogadores expulsos (Danilo e Wallace Yan). O resultado selou a ultrapassagem do Palmeiras na tabela.
O São Paulo fica com 38 pontos e se distancia do G-4, que dá vaga direta na CONMEBOL Libertadores. O Palmeiras assume a liderança com 55 pontos e se concentra agora no jogo atrasado de sábado, dia 11, contra o Juventude, no Allianz Parque.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 x 3 PALMEIRAS
São Paulo: Rafael; Arboleda, Alan Franco e Sabino; Cédric, Bobadilla (Alisson), Pablo Maia, Marcos Antônio (Rodriguinho) e Enzo Díaz; Luciano e Tapia (Lucas Moura). Técnico: Hernán Crespo.
Palmeiras: Weverton; Giay (Allan), Gómez, Murilo (Bruno Fuchs) e Piquerez (Jefté); Aníbal Moreno, Andreas Pereira; Raphael Veiga (Maurício), Felipe Anderson (Sosa), Vitor Roque e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Tags: Palmeiras Líder Brasileirão, São Paulo, Choque-Rei, Virada Épica, Arbitragem Polêmica, Pênalti Tapia, Bahia Flamengo, Vitor Roque, Flaco López, Sosa, Abel Ferreira, Tabela Brasileirão.