13°C 33°C
Marília, SP
Publicidade

Há 20 anos, São Paulo goleava o Atlético-PR e conquistava o tricampeonato da Libertadores com festa histórica no Morumbi

Vitória por 4 a 0 marcou a segunda maior goleada em finais da história do torneio. Campanha teve superações, rivalidades e atuações inesquecíveis. Veja os gols e a festa tricolor.

14/07/2025 às 10h08 Atualizada em 14/07/2025 às 19h23
Por: Redação Fonte: Edmais Esporte
Compartilhe:
Foto: Divulgação São Paulo FC
Foto: Divulgação São Paulo FC

Tricampeão da América! Em 14 de julho de 2005, o São Paulo se consagrava com uma atuação histórica e um título incontestável na Copa Libertadores.

Naquela noite inesquecível no Morumbi, diante de quase 72 mil torcedores, o Tricolor Paulista aplicou um sonoro 4 a 0 sobre o Atlético Paranaense e ergueu, pela terceira vez, o troféu mais cobiçado do continente. O título coroou uma campanha marcada por drama, superação, troca de comando e, principalmente, futebol envolvente.

O caminho até a glória começou na fase de grupos, ainda sob o comando de Emerson Leão, que deixou o clube no meio do torneio. Milton Cruz dirigiu o time em uma partida, até que Paulo Autuori assumisse para liderar o elenco na fase decisiva. A estreia de Autuori ficou marcada por um massacre: 5 a 1 sobre o Corinthians, pelo Brasileirão, dias antes do mata-mata contra o Palmeiras. E ali, o time cresceu. 

O São Paulo eliminou o rival alviverde com duas vitórias sólidas, atropelou o Tigres no Morumbi com uma atuação de gala de Rogério Ceni, e enfrentou o temido River Plate em duas partidas que pararam o continente. Amoroso foi o herói da semifinal e cravou o Tricolor na quinta final de sua história na Libertadores. A decisão contra o Atlético-PR começou fora de Curitiba, no Beira-Rio, com um empate em 1 a 1. No jogo do título, o São Paulo não tomou conhecimento do adversário.

Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli marcaram os gols da consagração no Morumbis. Rogério Ceni, símbolo da campanha, ergueu a taça sob gritos que ecoaram para além do estádio: "Telê, Telê!". O técnico Paulo Autuori, que já havia conquistado o torneio com o Cruzeiro em 1997, entrava para a história com mais uma taça continental.

Além do título, a campanha de 2005 é lembrada por sua representatividade: marcou o reencontro do torcedor com a competição após anos de ausência e resgatou o espírito vencedor de uma geração. Mais do que um time, o São Paulo formou um elenco de guerreiros que escreveu um dos capítulos mais emocionantes do futebol brasileiro.  

Da esquerda para a direita: Aílton, Cícero, Michel, Mineiro, Josué, Cicinho, Vélber, Fábio Santos, Souza, Alê, Luizão, Amoroso, Júnior, Valdeci, Almir e Felipe Espíndola; José Carlos, Cristina Soares, Flávio, Renan, Alex, Lugano, Grafite, Fabão, Flávio Kretzer, Rogério Ceni, Roger (GL), Marco Antônio, Diego Tardelli, Daniel Rossi, Edcarlos, Danilo, Roger, Roberta Rosa e Juca Pacheco; Haroldo Lamounier, Gilberto Moraes, Turíbio de Barros, José Sanchez, Luiz Rosan, Sérgio Rocha, Carlinhos Neves, Marco Aurélio Cunha, João Paulo de Jesus Lopes, Marcelo Portugal Gouvêa, Juvenal Juvêncio, Paulo Autuori, Milton Cruz, Gilvan Araújo, Ricardo Sasaki, Carlos Alberto, Wellington e Alessandro

 

FICHA TÉCNICA – FINAL (IDA) 1x1
Data: 06/07/2005
Local: Estádio Beira-Rio – Porto Alegre (RS)
Placar: Atlético-PR 1 x 1 São Paulo
Gols: Aloísio (CAP) aos 14'/1T; Durval (contra, SPFC) aos 7'/2T

Atlético-PR: Diego; Jancarlos (André Rocha), Danilo, Durval e Marcão (c); Cocito, Alan Bahia, Fernandinho (Evandro) e Fabrício; Aloísio e Lima. Técnico: Antônio Lopes.

São Paulo: Rogério Ceni (c); Fabão, Lugano e Alex; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Amoroso e Luizão.Técnico: Paulo Autuori.

Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)
Público e renda: Não divulgados  

FICHA TÉCNICA – FINAL (VOLTA) 4x0
Data: 14/07/2005
Local: Estádio Morumbi – São Paulo (SP)
Placar: São Paulo 4 x 0 Atlético-PR
Gols: Amoroso aos 16'/1T; Fabão aos 7'/2T; Luizão aos 25'/2T; Diego Tardelli aos 43'/2T

São Paulo: Rogério Ceni (c); Fabão, Lugano e Alex; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior (Fábio Santos); Amoroso (Diego Tardelli) e Luizão (Souza). Técnico: Paulo Autuori.

Atlético-PR: Diego; Jancarlos, Danilo, Durval e Marcão (Fernandinho); Cocito, André Rocha (Alan Bahia), Evandro e Fabrício; Lima (Rodrigo) e Aloísio. Técnico: Antônio Lopes.

Árbitro: Horacio Elizondo (Argentina)
Assistentes: Rodolfo Otero e Juan Rebollo (Argentina)
Público: 71.986 pagantes
Renda: R$ 3.026.395,00

  • E para você, torcedor: onde essa conquista de 2005 se encaixa entre os maiores títulos do futebol brasileiro no século XXI?

Tags: São Paulo, Libertadores, Tricampeonato, 2005, Morumbi, Atlético-PR, Paulo Autuori, Rogério Ceni, Amoroso, Luizão, River Plate, Palmeiras, Tigres, Telê Santana, futebol brasileiro, Conmebol, Copa Libertadores, futebol sul-americano

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários