13°C 33°C
Marília, SP
Publicidade

Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil de 2012 com participação marcante de quatro ex-maqueanos

João Vitor, Betinho, Mazinho e Leandro Amaro, todos com passagem pelo Marília, fizeram parte da conquista histórica em Curitiba

11/07/2025 às 09h32 Atualizada em 11/07/2025 às 19h13
Por: Redação Fonte: Edmais Esporte
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Há 13 anos, no dia 11 de julho de 2012, o Palmeiras voltava a erguer uma taça nacional após 12 anos, ao empatar por 1 a 1 com o Coritiba no estádio Couto Pereira e garantir o bicampeonato da Copa do Brasil. A conquista teve um sabor ainda mais especial para o torcedor do Marília Atlético Clube: quatro ex-maqueanos participaram da campanha vitoriosa. 

O atacante Betinho, que defendeu o MAC em 2008, foi o herói improvável ao marcar o gol do título na finalíssima em Curitiba. O volante João Vitor, revelado e profissionalizado no Marília, foi titular e peça de confiança no meio-campo de Luiz Felipe Scolari.  Já o zagueiro Leandro Amaro, que também jogou no Alviceleste em 2008, atuou em sete jogos da campanha e esteve no banco na grande decisão, entrando no segundo tempo. Por fim, o meio-campista Mazinho, que defendeu o MAC em 2009, foi titular e fundamental na partida decisiva.  

A campanha teve início com vitórias consistentes e seguiu com atuações firmes até a semifinal contra o Grêmio. No jogo de ida da final, em Barueri, o Verdão venceu o Coritiba por 2 a 0 com gols de Valdivia e Thiago Heleno. No Couto Pereira, mesmo com a pressão do time paranaense, o empate em 1 a 1 sacramentou o título. Betinho, que havia sido contratado às pressas, brilhou no momento mais importante.

Marcos Assunção foi o capitão e símbolo da equipe, enquanto nomes como Bruno, Maurício Ramos, Juninho, Mazinho e Daniel Carvalho formaram a base do elenco. Mas a participação dos dois ex-jogadores do Marília Atlético Clube deu um toque especial à conquista. É um capítulo de orgulho também para o futebol do interior paulista. 

A seguir, confira a ficha técnica completa da finalíssima:

Copa do Brasil – Final – jogo de volta

Coritiba 1x1 Palmeiras
Local: Estádio Couto Pereira
Data: 11/07/2012
Horário: 21h50

Árbitro: Sandro Meira Ricci/PE (FIFA)
Assistentes: Carlos Berkenbrock/SC (FIFA) e Alessandro Matos/BA (FIFA)
4º árbitro: Nelson Dias/PA
5º árbitro: Roberto Braaz/PR

Coritiba: Vanderlei, Jonas (Ayrton), Demerson, Pereira, Lucas Mendes, Willian Farias, Rafinha, Sergio Manoel (Lincoln), Everton Ribeiro, Roberto (Anderson Aquino) e Everton Costa. Técnico: Marcelo Oliveira
Banco: Victor Brasil, Ayrton, Luccas Claro, Junior Urso, Tcheco, Lincoln e Anderson Aquino.

Palmeiras: Bruno, Artur, Thiago Heleno (Leandro Amaro), Maurício Ramos, Juninho, Henrique, João Vitor (Márcio Araújo), Marcos Assunção, Daniel Carvalho (Luan), Mazinho e Betinho. Técnico: Luis Felipe Scolari
Banco: Deola, Cicinho, Leandro Amaro, Márcio Araújo, Luan, Patrik e Maikon Leite.

Gols: Ayrton (Coritiba), aos 15 minutos do segundo tempo; Betinho (Palmeiras), aos 20 minutos do segundo tempo
Cartões Amarelos: Juninho (Palmeiras), Rafinha (Coritiba), João Vitor (Palmeiras), Artur (Palmeiras), Marcos Assunção (Palmeiras), Henrique (Palmeiras), Lincoln (Coritiba)
Cartões Vermelhos: não houve
Público total: 35.122
Público pagante: 31.382
Renda: R$ 1.193.108,00 

CONFIRA OS GOLS E OS MELHORES MOMENTOS 

  • Você se lembra dessa final?  Deixe sua opinião!

Tags: Palmeiras, Copa do Brasil, Betinho, João Vitor, Leandro Amaro, Mazinho, MAC, título nacional,  Coritiba, Couto Pereira, Luiz Felipe Scolari

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários