Ex-técnico do Nacional-AM e adversário direto do Marília na histórica campanha de acesso à Série B em 2002, José Galli Neto morreu nesta quarta-feira (10), aos 74 anos, em Ribeirão Preto. Ele estava internado há duas semanas em um hospital particular da cidade. A causa da morte não foi informada pela família, assim como detalhes sobre velório e sepultamento.
Ex-lateral-direito, Galli iniciou a carreira de jogador no Botafogo-SP, em 1968, e defendeu também clubes como Ponte Preta, Portuguesa, Dom Bosco-MT, XV de Jaú, Noroeste e Corinthians, onde atuou em 1974. Ao longo da carreira, passou ainda pelo Atlético-GO antes de encerrar os tempos de atleta.
Como treinador, acumulou mais de 30 clubes no currículo, entre eles Joinville, Portuguesa, Avaí, Fortaleza, Vila Nova, Caxias, Juventus-SP, Caldense, Ferroviária, São-Carlense, Batatais, Marília, Gama e diversos times do interior paulista. Teve nove passagens pelo Botafogo-SP, onde foi campeão do interior em 2010 e comandou boa parte da campanha do título da Série A3 de 2006.
Em 2002, José Galli Neto foi o treinador do Nacional-AM na Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe manauara chegou ao quadrangular decisivo, e foi justamente em um confronto contra o Marília que o time paulista conquistou o acesso. No dia 27 de novembro daquele ano, no estádio Bento de Abreu, o MAC venceu o Nacional por 3 a 1 e garantiu a vaga na Série B.
Dez anos depois, em 2012, Galli retornou ao Marília, desta vez como técnico. Pegou o clube em uma fase complicada, com poucos recursos financeiros e estrutura precária. Fez a pré-temporada e comandou o MAC nas quatro primeiras rodadas da Série A3 do Campeonato Paulista. Com uma vitória (2x0 Taboão da Serra) e três derrotas (2x0 Guaçuano, 2x1 Capivariano e 2x0 Barretos), deixou o cargo após a derrota para o Barretos.
A primeira passagem pelo Alviceleste foi também na terceira divisão em 1996.
Seu último trabalho no futebol foi em 2018, à frente do Olímpia-SP. Com uma carreira longa e diversificada, Galli Neto sempre esteve ligado ao futebol do interior, onde deixou sua contribuição em diversos projetos esportivos.
FICHA TÉCNICA – MARÍLIA 3 x 1 NACIONAL-AM
Data: 27 de novembro de 2002
Local: Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal (Abreuzão) – Marília-SP
Gols: Marília: Sandro Oliveira (2) e Marcos Nascimento. Nacional-AM: Cisco
Marília: Marcelo Cruz; Alexandre, Wladimir, Adelilson e Marcão; Adilson, Marcos Nascimento, Perdigão (João Marcos) e Luizinho Vieira (Jefferson); Reginaldo e Sandro Oliveira (Ney Bala). Técnico: Luís Carlos Ferreira
Nacional-AM: Ernandes; Rincón, Tota, Paulão e Alex; Arcelino, Babau, Mineiro e Ricardo; Cisco (Ney) e Aílton. Técnico: José Galli Neto
Tags: José Galli Neto, Marília Atlético Clube, MAC, Nacional-AM, Série C 2002, Campeonato Paulista, Técnico de futebol, Botafogo-SP