Atletismo Rumo ao Tetra
Mariliense Daniel Martins é convocado para o Mundial de Atletismo Paralímpico na Índia
Atleta busca o quarto título nos 400m da classe T20; competição acontece entre 27 de setembro e 5 de outubro, em Nova Déli.
06/08/2025 09h34 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Foto: Instagram/@danieltmartinsoficial

O mariliense Daniel Martins está confirmado em mais um grande desafio com a camisa da Seleção Brasileira de atletismo paralímpico. O campeão olímpico e multi-medalhista foi convocado nesta terça-feira (5) pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar a delegação que disputará o Mundial de Atletismo Paralímpico 2025, em Nova Déli, na Índia. A competição acontece de 27 de setembro a 5 de outubro.

Aos 29 anos, Daniel vai em busca de mais um feito histórico com a camisa do Brasil. Daniel é o atual tricampeão mundial (Doha 2015, Londres 2017 e Dubai 2019) e recordista mundial da prova dos 400 metros rasos, classe T20. Além de ter sido campeão (medalha de ouro) da prova nas Paralimpíadas Rio 2016 e nos Jogos Parapan-americanos de Lima 2019, no Peru.

Na semana passada, a AMEI, instituição mariliense que acolheu e formou Daniel nos primeiros passos da carreira, publicou em suas redes sociais:

“Daniel Martins é tricampeão mundial e medalhista paralímpico. Mas antes de ser conhecido pelo mundo, ele foi acolhido e treinado aqui — na AMEI. Sua história é símbolo do que acreditamos: com oportunidade, qualquer pessoa pode alcançar o extraordinário. E Daniel não é exceção. É inspiração. A AMEI se orgulha de fazer parte dessa trajetória. E continua abrindo caminhos para muitas outras.”

Daniel integra uma seleção formada por 50 atletas e 10 atletas-guia, que foram selecionados com base nos critérios técnicos e nas exigências da World Para Athletics (WPA). Além dele, grandes nomes como Yeltsin Jacques, Jerusa Geber e Petrúcio Ferreira também estão entre os convocados. 

A convocação marca a 12ª participação do Brasil em Mundiais de Atletismo Paralímpico. Em 2024, na edição de Kobe, o Brasil encerrou a campanha em segundo lugar no quadro geral de medalhas, com 42 pódios — sendo 19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes.

Já em 2023, em Paris, o desempenho foi ainda mais expressivo: 47 medalhas, com 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes.

Ao todo, o Brasil já soma 307 medalhas em mundiais da modalidade, sendo 108 de ouro, 93 de prata e 108 de bronze — sem contar os dados da edição de 1998, em Birmingham.

Representando Marília, Daniel Martins segue como símbolo de superação, disciplina e orgulho para o interior paulista. A expectativa agora se volta para Nova Déli, onde ele pode ampliar ainda mais sua galeria de conquistas e inspirar novas gerações do paradesporto nacional. 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comitê Paralímpico Brasileiro (@brasilparalimpico)

Tags: Daniel Martins, Marília, atletismo paralímpico, Mundial de Atletismo Paralímpico, classe T20, CPB, Seleção Brasileira, esportes, 400 metros, recordista mundial, ouro paralímpico, Nova Déli, Índia, esportes adaptados